A Escuta

A Escuta

A Escuta

Ouve…escuta, parecem duas palavras sinónimas, iguais… mas não, são duas palavras completamente diferentes, uma é o que nosso ouvido capta a outra é o que nossa mente compreende, entende, decifra no fundo escutar é ouvir com atenção.
Mas como podem estas palavras ajudar-te? Às vezes basta saber o significado delas para mudar pequenas coisas que fazem grande diferença, a comunicação é provavelmente a ferramenta mais importante que existe quando se trata de lidar com pessoas, seja no teu trabalho, seja na tua vida pessoal ou social, todos nós somos diferentes, a nossa visão do mundo é só nossa e única, somos uma manta de retalhos, cada pedaço foi uma experiência foi uma educação foi o meio onde viveste e com quem te deste, cada pedaço é construido com o que sentiste…com o que tocaste com o que cheiraste com o que viste e claro com o que ESCUTASTE os famosos 5 sentidos.

Deixem-me ser claro, compreender, entender não significa que concordemos, não significa que aprovamos, não significa que aceitemos, mas significa que sabemos o que nos estão a dizer e só assim teremos a capacidade de discordar ou concordar, o acto de escutar é por isso importantíssimo.
Quantas discussões sem sentido já tiveste? Quando o que apenas teria bastado era escutares? Deixo-te essa pergunta, ambos sabemos que quando uma discussão começa é muito dificil parar para escutar para reflectir o assunto que te levou à discussão, fazemos isso sempre mais tarde…às vezes tarde demais…
Quantas vezes queremos passar uma mensagem que por muito que queiramos simplesmente não conseguimos, isso já deve ter acontecido contigo, comigo já aconteceu vezes demais, o que descobri foi que a minha mensagem não passava porque simplesmente não escutava, não tinha desenvolvido o “músculo” da escuta, como posso eu passar uma mensagem para ser compreendida por outros se eu mesmo não faço um esforço para entender aquilo que os outros me dizem…aquilo que escuto?

Escutar é portanto dos poucos sentidos que consegues trabalhar de forma a tentar entender o mundo do outro, a maneira como ele o vê, o sente, o toca e ate o cheira, mas para isso tens que tentar.

Considera-te feliz por escutares, há quem muito o deseje e que infelizmente foi privado desse sentido.

Na vida há quem não tenha escolhas e há quem as tenha TU.

Está nas tuas mãos decidires o que queres fazer com este sentido, se queres continuar apenas a ouvir sem te aperceberes que diante de ti a querer fazer-se entender pode estar a tua felicidade, que diante de ti a quem queres passar a mensagem pode estar o teu futuro.

A vida é quase como uma estrada cheia de transito que tens que atravessar, por isso antes de começares a andar..Pára, ESCUTA e olha.