fbpx

As emoções

As emoções

As emoções

O que são emoções?

As emoções são reações que temos a determinados acontecimentos, estímulos que nos trazem alterações neuro-biológicas significativas e alteram o nosso estado de espírito.
As emoções estão divididas em dois grupos, as primárias e as secundárias.

As emoções primárias são a alegria, a raiva, o medo, o repúdio e a surpresa. Estão sempre relacionadas com as necessidades imediatas como a alimentação, obtenção de água, sexo, fugir do predador ou outra ameaça (medo), defender os descendentes etc.

As emoções secundárias são estados mais discriminativos  e complexos, geralmente impostos por heranças familiares, pela sociedade, pela religião, cultura ou até mesmo pelas conjecturas económicas. Exemplos de emoções secundárias são o ciúme, o orgulho, a vergonha, a ansiedade, a satisfação, o prazer, o amor etc.

Seja no ambiente familiar ou profissional , a instabilidade emocional tem em nós um impacto enorme e nos que nos rodeiam. Estas alterações causam mudanças de humor súbitos e levam-nos a alterar o nosso estado de espírito drasticamente, causando até aos mais próximos  grandes dificuldades em entender e conseguir ultrapassar estes momentos. Principalmente as emoções secundárias fazem-nos adoptar atitudes, formas de falar que prejudicam a comunicação e degradam de forma irreversível relacionamentos sólidos familiares, afetivos ou profissionais. Muitas vezes o individuo instável sabe que tem este problema e tenta justificar sempre as suas atitudes pondo a culpa nos outros, nunca assumindo a responsabilidade do mau estar que causa.

No processo de coaching, de uma forma natural e com os recursos internos da pessoa, poderá descobrir a sua essência e conhecer os seus valores. Será possível identificar os desequilíbrios emocionais, entender as suas causas e consequências e usar as ferramentas adequadas para eliminá-los.

Desta forma, alinhando-se com o seu propósito, os seus valores e a sua essência conseguirá ultrapassar as limitações, bloqueios que até então prejudicavam a progressão dos objectivos que serão agora traçados de novo com um plano de ações que poderão catapultar a pessoa para as suas metas de uma forma natural e ecológica.